segunda-feira, 3 de dezembro de 2007

Santa Cruz

Mal chego fico a saber que não vou poder sair de Comboio porque não ha gasóleo. É a Bolivia!
Alternativa é autocarro, comprei logo bilhete porque vai ficar concorrido.
Já sei o que fazer, o habitual, dirigo-me para o centro onde vou encontrar mais gente, mais mercados, caminhei bastante, é a segunda maior cidade da Bolivia e bem diferente das outras, mais arrumada.
Continuam a aparecer os melhores técnicos de sempre, reparadores de telemóveis no meio da rua, vendedores de sucata. Vou pôr a Vóninhas com uma panela enorme na rua a vender Feijoada a ver se dá. Aqui é um sucesso!! Fazem fila!!
Comprei um Poncho, já não vou ter frio quando for para a neve. Mas tambem vou fazer figura de cromo com uma coisa destas.
Na hora de partir para Puerto Suarez - Quijarro na fronteira com Brasil, há o atraso do costume a agravar 1h quando descobri que a miuda que vinha ao lado ficou sozinha, o autocarro partiu e a mãe ficou na estação. Lá fui falando com ela e acalmou. Parece que tinha saido a tempo de Santa Cruz, amanhã fica tudo paralizado, são greves, é a falta de gasóleo que vai parar transportes, são estradas cortadas com as primeiras chuvadas. E nós nao escapámos, vamos ter que fazer um desvio de 450km por San Ignacio porque a estrada ficou intransitavel. Entretanto a mãe da miuda aparece, apanhou um táxi e conseguiu alcançar o autocarro.
A boa noticia de hoje é que o referendo na Venezuela foi o NÃO a Hugo Chavez.
A má noticia é que a viagem que demoraria 18h ia demorar muiiito mais.
Parámos para abastecer mas não há combustivel (Bolivia um país de sonho!)
O motorista a quem chamam "Maestro" (Mestre) com uns conhecimentos entre os militares que vigiavam o posto de abastecimento consegue passar uma imensa fila de camiões e abastecer, proseguimos mas ainda faltava muito para o destino, o segredo para se aguentarem sem dormir é Red Bull com Bicarbonato de Sódio e Folhas de Coca. (Tudo produtos naturais, não prejudicam gravemente a saúde!)
Foram 29 horas de viagem mas chegámos.
Já não atravesso para o Brasil, fico por Quijarro. Estou exausto!!

Sem comentários: