sexta-feira, 30 de novembro de 2007

Bolivia

Parto de Puno cedo em direçao a Desaguadero que faz fronteira com a Bolivia.
Mais uma vez entra no autocarro um vendedor com um grande discurso a tentar vender qulquer coisa, desta vez eram umas saquetas com um pó milagroso, já no Brasil era igual !
Ao meu lado tenho uma boa companhia, um Peruano vendedor de produtos de veterinária que nao pára de falar o que tornou a viagem muito rápida e agradável.
Falamos da Europa (Bem!), dos Chilenos, das guerras, dos Peruanos de Cusco de Arequipa de Lima, do Brasil, do Fujimori, do Hugo Chavez, do Governo actual, da vida no Peru (Muito Mal!)
Reparei que tem conhecimentos profundos de geografia, segundo ele o lago Titicaca esta dividido em dois, Titi do lado Peruano e a Caca do lado da Bolivia. (Mas avisou-me para eu nao dizer isto depois de passar a fronteira!)
Chegada quase ao destino, estava muita confusao saí antes porque o autocarro já nao andava, é dia de mercado.
Segui no mesmo Requixó com o meu vizinho enquanto me dava conselhos onde cambiar os Soles que tinha para Bolivianos e como fazer para passar a fronteira, ia afastando as señoras que se metiam à frente dizendo " Sai culo grande!".
Estava uma confusao enorme nao conseguia andar e ameaçava chover.
Bienvenido a Bolivia! Benvindo ao Caos!
Dali segui para Tiahuanaco, era um dos destinos da minha viagem.
Aqui encontrava as ruinas de templos de civilizaçoes pré incas, as escavaçoes ainda continuam.
O local é poderoso como eu imaginava! Como é bom "regressar aqui" !
Conheci um casal que vive em Maiorca, ele é de Sevilha e ela Boliviana, vinha com eles desde Desaguadero até La paz conversando, deram uma ajuda e conselhos para andar na capital.
Nao fiquei muito tempo mas tambem fiquei a saber que a comida Boliviana nao é má como toda a gente que conheci me disse! (vou ter cobaias para testar pratos novos?)
Tive que arranjar alternativa para sair de La Paz para Santa Cruz, a estrada esta bloqueada devido a greves, tenho que ir por Cochabamba.
Já estou a fazer o caminho de regresso! Fico sem o Salar, Potosi, Sucre ... o tempo é que manda, tenho que estar em Maceió dia 10.
Ou entao só vou em Março de 2008 ! :)

2 comentários:

Carlos Manta Oliveira disse...

Olha que em Janeiro precisamos de ti para jogar Bré! E vê lá se manténs o nível em Maceió, e ensinas a essa malta alguma coisa.

Anónimo disse...

Então rapaz... já estás a tentar arranjar desculpas para ficares mais uns meses a "curtir" por essas terras.

Volta bem e conforme planeado.
beijokas e abraços,
serenos